procura por escola para as crianças pode ser uma experiência difícil e cansativa. Você provavelmente vai pesquisar bastante para conhecer as opções que melhor atendam os anseios e necessidades da sua família. Além disso, com o fechamento temporário das escolas, o acesso às visitas presenciais ficou mais limitado. Então, o que fazer?

Organização é fundamental. Crie uma lista com todos os critérios importantes para você e sua família. Para cada instituição de ensino, faça suas anotações na lista. Assim, você lembrará qual delas se destacou – para o bem ou para o mal – em determinado quesito. Para ajudar você a identificar quais critérios analisar, elencamos os pontos de atenção para a busca da escola.

E quais são os critérios?

Confira a seguir uma relação dos elementos-chave para analisar nas escolas. Tenha em mente que o grau de importância de cada um vai variar de família para família.

1 – Proposta pedagógica. Nem toda escola é adequada para todos os perfis de aluno e família. Avalie: você concorda com o modelo educacional e os valores da escola? Temas fundamentais para a cidadania, como sustentabilidade e respeito, são abordados? Há um projeto socioemocional sólido?

2 – Qualidade do ensino. Atenção à formação dos professores, diversificação do currículo, inovação nos espaços físicos e na forma como a tecnologia é inserida nas atividades em sala. Converse com outras famílias que tenham crianças matriculadas na escola para buscar referências.

3 – Ensino bilíngue. O aprendizado de línguas influencia positivamente a formação cerebral, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e o desempenho em atividades de memória e atenção.

4 – Parceria escola e família. A escola estimula a participação da família na rotina escolar? Quais são as iniciativas que permitem a troca de experiências e conhecimento ? Como a escola se comunica com as famílias?

5 – Localização e segurança. A logística é importante, especialmente em grandes cidades. A escola também deve ter cuidados com a segurança dos alunos, como no horário de entrada e saída, no controle do acesso de estranhos e em processos para atendimento em casos de emergência.

6 – Ambiente acolhedor. Com o fechamento temporário das escolas, as visitas presenciais precisaram ser reformuladas. Verifique quais são as opções para que você e sua família conheçam o espaço e avalie a experiência de atendimento do início ao fim. Como você se sentiu? O atendimento foi cordial e respeitoso? Suas dúvidas foram respondidas?

7 – Espaço físico. As salas de aula precisam ser confortáveis, com boa luminosidade e acústica adequada. Os espaços precisam ser arejados e integrados. Todo o ambiente deve ser organizado, garantindo o bem-estar de todos. Mais uma vez, as visitas presenciais passaram por ajustes. Combine com a escola a melhor forma de conhecer o espaço.

8 – Preço. Todos os critérios anteriores devem estar alinhados com o seu orçamento, caso a opção seja uma escola particular. Lembre-se de que, além da mensalidade, há gastos com material, atividades extras e outros, mas que também o investimento na primeira infância é a estratégia mais eficaz para o crescimento econômico, de acordo com James Heckman, Nobel de Economia. Até os 5 anos de idade, o cérebro é mais maleável e a cada segundo faz cerca de 1000 novas conexões. É mais fácil incentivar habilidades cognitivas e de personalidade – atenção, motivação, autocontrole e sociabilidade – necessárias para o sucesso na escola, saúde, carreira e na vida.

Tags: adaptação na escola, berçário, educação, educação através do amor, Educação Infantil, ensino fundamental, escola, escola infantil, expansão, projeto educacional,