A Garatuja Educação agora é Gara School. A mudança de nome e posicionamento reforçam uma nova etapa da história da escola. Com um projeto de expansão inovador, o espaço educacional passa a oferecer também berçário e Ensino Fundamental.

Em julho de 2020, foi anunciada oficialmente para o mercado a expansão do lindo projeto educacional da Garatuja, que já contava com mais de 10 anos de existência e uma atuação sólida e premiada no segmento.

Em janeiro deste ano, a escola expandiu suas operações com a abertura do Ensino Fundamental I. Em breve, o berçário integrará o portfólio de serviços oferecidos.

O espaço físico está sendo ampliado de 387m² para 1.242m², mantendo o ambiente acolhedor que é um diferencial da escola. “Nossa preocupação com a expansão foi manter um espaço convidativo, aconchegante e com ainda mais contato com a natureza. Estamos mais que triplicando de tamanho, mas somente dobrando a capacidade de alunos”, explica Ana Célia Mustafá Campos, diretora pedagógica da Gara School.

Para compartilhar em detalhes todas as novidades, conversamos com as sócias fundadoras e diretoras, Ana Célia (diretora pedagógica), Ana Lúcia (diretora financeira) e Ana Paula (diretora administrativa). Confira a seguir como foi esse delicioso bate-papo.

Como surgiu a ideia de expandir a escola?

Ana Lúcia – Pessoalmente, sempre tive o sonho de oferecer um berçário à comunidade, mas por vários fatores o momento certo não chegava. Foi aí que, no segundo semestre de 2019, ficamos sabendo que o imóvel vizinho estava disponível. O sonho adormecido acordou novamente!

Ana Paula – A comunidade de famílias da Gara School também pedia, há algum tempo, uma ampliação dos serviços. A identificação que elas mantêm com a ideologia e valores da escola é muito forte; elas queriam levar isso por mais tempo para seus filhos. A expansão já estava sendo cuidadosamente pensada e planejada, mas só pôde ser viabilizada com a oportunidade que surgiu com o imóvel vizinho.

E como realizar obras sem prejudicar a dinâmica escolar?

Ana Paula – Obras em escolas geralmente acontecem nos períodos de férias e recesso, justamente para não prejudicar o dia a dia das crianças e equipes. No entanto, estamos há mais de um ano em um cenário totalmente atípico. Como as aulas permaneceram unicamente a distância por um bom tempo em 2020, pudemos adiantar o cronograma de obras. Revitalizamos os espaços já existentes da Educação Infantil: as salas de aula foram ampliadas e janelas muito maiores foram instaladas. Reconfiguramos os espaços do imóvel vizinho e um novo prédio, que abrigará todas as turmas do Ensino Fundamental e uma quadra, está praticamente finalizado. São espaços inovadores, flexíveis e multiuso, com mais aproveitamento de luz e circulação de ar naturais e mais mobilidade para alunos e educadores.

Ana Lúcia – A última fase das obras acontecerá durante as férias de julho deste ano com intervenções no prédio atual para abrigar o berçário.

A escola sempre foi valorizada pelo ambiente acolhedor. Vocês acreditam que essa característica se perderá com os espaços maiores?

Ana Célia – Nós três somos educadoras. Nossas experiências profissionais em escolas nos fizeram questionar o modelo tradicional de ensino, que não olhava para a criança como um ser com emoções. Era apenas a transmissão de conhecimento sem levar em conta as diferenças individuais. Por isso, optamos por abrir nossas escolas (as diretoras também estão à frente da Builders Educação Bilíngue), seguindo uma proposta de foco no socioemocional e no cuidar das pessoas para que estejam bem e, assim, possam estar mais abertas ao aprendizado.

A Gara School já nasceu com uma marca forte relacionada à sustentabilidade, que a nosso ver está relacionada ao cuidado com as pessoas e com a forma como elas se conectam com o ambiente onde estão. Por isso, nossa preocupação com a expansão foi manter um espaço convidativo, aconchegante e com ainda mais contato com a natureza. Estamos mais que triplicando de tamanho, mas somente dobrando a capacidade de alunos.

Ana Paula – Estamos trabalhando com um escritório de arquitetura que foca muito em soluções sustentáveis e acessibilidade (Nitsche Arquitetos). Essa sinergia de valores é fundamental para nós. Entendemos que a arquitetura trabalha a favor da aprendizagem. Um ambiente inspirador, motiva. Se é acolhedor, convida. Se é seguro e agradável, favorece a autonomia e transmite bem-estar. Para nós, conforto, acolhimento e segurança são fundamentais, e tudo isso está contemplado no projeto de expansão da escola.

E como está estruturado o projeto pedagógico para o Ensino Fundamental?

Ana Célia – Continuaremos fazendo o que sempre fizemos, mas com ainda mais possibilidades. O cenário de distanciamento social fez com que muitos setores da economia corressem contra o tempo para implementar soluções que já estavam disponíveis. Por inúmeros fatores, ainda não tinham sido aplicadas. No nosso caso, sempre estivemos muito antenadas com o que existe de mais de moderno na educação. Então, a transferência do modelo presencial para o on-line não foi tão traumático, do ponto de vista de inovação e tecnologia. A adaptação aconteceu com certa facilidade, pois equipe, alunos e famílias já estavam acostumados com o uso da plataforma adotada pela escola. Obviamente, a distância física, a ausência de contato, do olhar e do carinho das crianças são entraves para qualquer educador.

Essa experiência abriu possibilidades para a educação, e aproveitamos esses aprendizados para o projeto pedagógico do EF e também do EI, quando aplicável. Isso significa que o modelo é mais flexível e abraça as possibilidades do ensino híbrido.

Como assim?

Ana Célia – Nosso objetivo é proporcionar aos pais a oportunidade de adequar o cronograma escolar de acordo com a dinâmica familiar. A carga horária presencial obrigatória é de quatro horas e meia para os 1º e 2º anos do EF e cinco horas para os 3º a 5º anos, com aulas assíncronas e lição de casa, em português e inglês. Há a possibilidade de estender essa carga, de forma presencial ou on-line, para semi-integral ou integral ao incluir as atividades do programa extracurricular.

Estamos também muito entusiasmadas com o que chamamos de projeto pessoal. A partir de um tema ou objeto de interesse pessoal, as crianças (individualmente ou em pequenos grupos) empreendem em um projeto pessoal. Um tutor ajuda na organização das ideias, na criação de um roteiro e nas reflexões que o projeto provoca. Essa é uma experiência complementar ao currículo básico e que pode ser desenvolvida presencialmente, na escola ou a partir de sessões on-line.

Isso é muito legal! E o berçário?

Ana Célia – O nosso “bebê” seguirá a abordagem Pikler, que é muito alinhada com o projeto da escola e com a qual temos muita identificação. Desenvolvido pela pediatra húngara Emmi Pikler, esse trabalho é muito focado em trabalhar a autonomia no bebê, em uma rotina de cuidados especiais em que a criança tem liberdade de movimentos para, assim, descobrir o seu potencial e entender como funcionam suas habilidades motoras.

E como a escola está recebendo as famílias interessadas em conhecê-la?

Ana Paula – Estamos há mais de um ano realizando sessões on-line de apresentação da escola. Retomamos há poucos meses o tour presencial para uma família por vez, a fim de garantir o cumprimento ao protocolo de saúde e segurança da escola. A experiência tem sido ótima! 

Como foi a escolha do nome Gara School?

Ana Lúcia – Esse foi um tema de grande discussão! Afinal, o nome anterior, Garatuja, é forte, mas remete aos primeiros rabiscos que crianças pequenas fazem. De fato, ele não faria sentido ao incluirmos o ciclo do Ensino Fundamental.

Ana Paula – As pessoas se referiam de forma carinhosa à escola como Gara. Então, pensamos, por que não manter esse “apelido”? E assim, surgiu a Gara School, com um novo projeto visual que está sendo cuidadosamente trabalhado para refletir essa nova fase da escola.

Ana Célia – Estamos muito felizes com a concretização desse sonho. Nossa comunidade (colaboradores e famílias) amou a novidade e está encantada com o projeto! Convidamos todos a conhecer a Gara School!

Serviço: para participar de uma das sessões on-line de apresentação da escola, entre em contato com nosso atendimento no telefone (11) 3871-1139.

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